SATANÁS


"Então disse-lhe Jesus: Vai-te Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás e só a Ele servirás." Mateus 4.10

Satanás (do grego Satan significa adversário), foi antes um elevado anjo, criado perfeito e bom. Foi designado como ministro junto ao trono de Deus antes do mundo existir, mas rebelou-se tornando-se o principal adversário de Deus e do homem (Ez 28:12-15).

Para sabermos como combater esse nosso adversário, é necessário conhecer quem ele é, como ele tem agido desde o início até nossos dias, e que ele não está morto, e está atuando mais do que nunca.

Satanás, também chamado a "serpente" (Ap 12.9), provocou a queda da raça humana (Gn 3:1-6). Satanás se mostra sagaz, astuto, ardiloso, inteligente, esperto, mas muitas pessoas acham que ele é um bicho inflável, daqueles que ficam na frente de uma loja. Negativo! Satanás (o dragão) na sua rebelião contra Deus, arrastou consigo um terço de anjos lá do céu (Ap 12:4). Satanás conseguiu persuadir seres celestes, seres que assistiam ante a glória de Deus, ele não tentou homem de carne e osso, ele tentou querubins, e como ele conseguiu isso?
Sendo sagaz, astuto, esperto.

O diabo não ataca você de propósito, ele não sai atirando, ele faz estratagemas, trabalhando a curto, médio e longo prazo, ele nos estuda e faz cálculos. O império do mal sobre o qual Satanás reina (Mt 12.26), é altamente organizado, e exerce certa autoridade sobre as regiões do mundo inferior.

O diabo não é onipresente, onipotente e nem onisciente, por isso a maior parte da sua atividade é delegada a seus inumeráveis demônios (Ap 16:13), mas não pense você que ele se mostrará a você com chifre e rabo que não é assim, ele vai de batom e mini saia, com contratos sujos e malditos que arrebentam com a tua família. Ele vai usar de todos o artifícios ao seu alcance para iludir e destruir Em um casamento ele quer o adultério e separação, ele não quer você mal na igreja ele quer que você saia da igreja, no entanto, se continuar na igreja, que você seja alguém que provoca confusões e divisões.

O diabo normalmente nos tentará nas áreas onde somos fraco, perceba que muitos caem sempre no mesmo pecado. Satanás ataca quando a pessoa não tem comunhão com Deus e com a igreja, quando a pessoa não tem uma cobertura espiritual, quando não tem intercessores, foi assim com Eva, ele atacou-a quando ela estava sozinha (Gn 3.1-6), se Adão estivesse com Eva naquele momento, TALVEZ, Satanás não teria conseguido seduzir Eva a desobedecer a Deus tão facilmente. Por isso que não é bom andar sozinho, viver sem congregar e fora da comunhão com os santos.

Outra característica de Satanás, ele conhece a nossa vida, ele nos sonda, ele ronda ele tem consciência da nossa vida (1 Pe 5.8), pode parecer assustador, mas é verdade, ele vigia a nossa vida a cada instante.
Sendo o pai da mentira (Jo 8.44), usa constantemente o engano. A sedução dele é tanta, que aquilo que nós sabemos que é pecado, ele vem e fala que não é, que é bobagem, que é coisa de igreja, e o pior, é que muitos acreditam. Satanás, usa do seu poder sobrenatural para nos tentar, não são só causas naturais, situações cotidianas, ele se transfigura de anjo de luz (1 Co 11.14), no Egito, para enganar Moisés, ele transformou o cajado serpente (Ex 7.10-11, 20-22, 8.5-7), até a terceira praga ele imitou. Satanás usa seu poder para trazer pesadelos, para molestar você. Satanás é o nosso maior adversário.

O cristão deve estar ciente de que está em uma guerra espiritual contra poderes malignos invisíveis, porém claramente reais (Ef 6:11-12).

No fim da presente era, Satanás será confinado ao abismo durante mil anos (Ap 20:1-3), depois disso será solto, após o que fará uma derradeira tentativa de derrotar Deus, seguindo-se sua ruína final, que será o seu lançamento no lago de fogo (Ap 20:7-10). Portanto, devemos sempre orar por livramento do poder de Satanás (Mt 26.41), para manter-se alerta contra seus ardis e tentações e resistir -lhes no combate espiritual, permanecendo firme na fé.

Por William Roberto
Link: https://www.facebook.com/groups/90diasdebiblia/permalink/1154059641292089