PRIORIDADES


"Acaso é tempo de habitardes vós em casas apaineladas, enquanto esta casa permanece em ruínas?" Ageu 1.4

O Livro de Ageu nos reporta a uma situação em que os judeus estavam desanimados com a reconstrução do Templo, cujo o término vinha sendo adiado por mais ou menos 15 anos. Esse versículo, dá a nós uma ideia que os judeus estavam visando somente seus próprios interesses, casas apaineladas , era um sinal de luxo, pois exigia a importação de madeira, altamente dispendiosa (gasto). Enquanto que o Templo do Senhor , estava em ruínas totalmente abandonado pelos Judeus.

Ageu exorta o povo a reconstruir o Templo: "Subi ao monte, e trazei madeira, e edificai a casa; e dela me agradarei, e serei glorificado, diz o SENHOR" Ageu 1.8.

Ageu os anima para que Deus estivesse à frente dos seus interesses. Deus fala ao povo através do profeta Ageu, num contexto onde Israel tinha voltado para Jerusalém do cativeiro Babilônico de onde o SENHOR os havia RESGATADO (Esdras 2.1-2).

O Templo representava a habitação de Deus no meio deles, onde Deus manifestava a sua glória e poder. A primazia deles seria então a de reconstruir o Templo, como uma forma de agradecimento à Deus.

Fazendo uma analogia para os nossos dias atuais, vemos o total desinteresse das pessoas à Palavra de Deus, compromissados somente com seus próprios interesses. Esquecendo do seu Criador. Como escreveu o apóstolo Paulo na segunda epístola à Timóteo 3.2-4: "pois os homens serão egoístas, avarentos,jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos,irreverentes, traidores, atrevidos,enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus".

Assim como os Judeus haviam sido RESGATADOS do CATIVEIRO da Babilônia, (devido sua desobediência à Palavra do Senhor) onde foram escravos, nós fomos RESGATADOS na Nova Aliança pelo SANGUE precioso de JESUS que nos LIBERTOU do cativeiro que antes vivíamos escravizados pelo pecado, eramos condenados, escravos do pecado, sujos, andávamos nas trevas, não tínhamos motivos para sorrir, aprisionados. Havia um abismo entre nós e Deus.

Dê prioridade ao SENHOR, valorize a tua salvação, tua liberdade em Cristo Jesus, viva uma vida em louvor a Deus, em forma de gratidão, com atos que cheguem ao Trono de Deus como um perfume suave e agradável.

Hoje somos o santuário de Deus, habitado pelo Espírito Santo (1 Coríntios 6.19), comprados por um alto preço (1 Coríntios 3.16) "Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espirito de Deus habita em vós?".

Atentamos que o tempo é relativo, onde há prioridade, há tempo. Quem faz nosso tempo somos nós mesmo. Consideramos que a vida é efêmera.

Mateus 16.26 diz: "Pois, que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? ou que dará o homem em troca da sua alma?". Que benefício teremos se a nossa prioridade forem as coisas desse mundo? Se perdemos o mais precioso, que é de estar ao lado do SENHOR por toda a eternidade? Sabemos que temos nossas necessidades aqui para vivermos bem, e isso, Deus nos dá. No livro de Isaías 1.19 diz: "Se quiserdes, e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra".

Salomão em toda a sua riqueza, começa o livro Eclesiastes capítulo 1.2 dizendo: "Vaidade de vaidades! Diz o Pregador; vaidade de vaidades! Tudo é vaidades". E termina no capítulo 12.13 dizendo: "De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem".

Não somos deste mundo, estamos apenas em uma temporada prestes a acabar.  Como está escrito em Ageu 1.9: "A glória desta última casa será maior do que a primeira, diz o SENHOR dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o Senhor do Exércitos".

Assim Jesus diz no evangelho do apóstolo João capítulo 14.2: "Na casa do meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vô-la teria dito. Pois vou preparar-vos lugar".

As vezes paramos para contemplar belezas que Deus fez, como uma linda manhã de sol, uma linda noite estrelada, ou ouvir as belas canções dos pássaros,mas o que Deus tem preparado para nós vai além do que podemos compreender.

"Mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam." 1 Coríntios 2.9

Sigamos para alvo que é a eternidade.

Por Jaqueline Araújo
Link: https://www.facebook.com/groups/90diasdebiblia/permalink/1144624595568927