A VONTADE DE DEUS


"Todavia ao Senhor agradou moê-lo fazendo-o enfermar, quando der ele a sua alma como oferta pelo pecado verá a sua posteridade, prolongara os dias e a vontade do Senhor prosperará na sua mão." Isaías 53:10

De modo geral a Bíblia refere-se a vontade de DEUS para nossa vida. A vontade de DEUS e uma maneira de se identificar a lei de DEUS, por exemplo, forma um paralelo entre a frase "tua lei" e "tua vontade" no Salmo 40:8. Semelhantemente o apóstolo Paulo considera que,conhecer a DEUS é sinônimo de conhecer a sua vontade (Rm 2:17-18).
Em outras palavras, como em sua lei o Senhor nos instrui no caminho que ELE traçou, ela pode ser apropriadamente chamada de "A vontade de DEUS", "Lei" que significa essencialmente instrução.

Emprega-se também a vontade de DEUS para designar qualquer coisa que ELE quer, pode ser corretamente designada a perfeita vontade de DEUS, que é boa e agradável e a vontade de DEUS é que todos sejam salvos (1 Tm 2 :4, 2 Pe 3:9), e que nenhum "chamado cristão"caia da graça. (Obs.: isso não quer dizer que todos serão salvos,mas DEUS deseja a salvação de todos. A vontade de DEUS pode referir-se aquilo que DEUS permite ou deixa acontecer, embora ELE não deseje que ocorra). Tal coisa pode ser chamada a vontade permissiva de DEUS, tais como uma luta, uma adversidade entre outras, isso na vida do "cristão" (1 Pe 3:17,4:19).

Já muita coisa que acontece no mundo é contrária a vontade de DEUS, o pecado, a concupiscência, a violência, o ódio, entre outras. Além disso, a decisão de muitas pessoas permanecerem sem Salvação é devido ao livre arbítrio, assim a Salvação é oferecida e conhecida a todos, mas cabe a cada um a reconhecer este caminho e receber esta Salvação.

O ensino bíblico a respeito da vontade de DEUS não expressa apenas uma doutrina, na verdade, ela afeta a vida diária de todo ser humano.

Uma vez que através da tua Palavra sabemos como ELE deseja que vivamos como "crentes", precisamos dedicar-nos ao cumprimento da sua vontade. O salmista, por exemplo, pede a DEUS que lhe ensine a fazer a tua vontade (Sl 143:10). Semelhantemente, Paulo espera que os "cristãos" tessalonicenses sigam a vontade divina, evitando a imoralidade sexual e vivendo de maneira santa e honrosa (1 Ts 4:3-4).

Em Mt 6:10 e 26:42, Lc 11:2, Rm 15:30:32, somos exortado a orar para que a vontade de DEUS seja feita. Se essa for a nossa oração e compromisso, teremos total confiança de que o nosso presente e futuro estarão sob os cuidados do Pai. O pecado deliberado em nossa vida é rebelião contra a Palavra (ou vontade) de DEUS, assim Ele não atendera as nossas orações. Não podemos esperar que a vontade divina seja feita na terra como no céu, a não ser que nós mesmos procuremos cumprir a Sua vontade em nossa própria vida.

Finalmente não podemos usar a vontade de DEUS como desculpa pela passividade ,ou irresponsabilidade no tocante a sua chamada para lutarmos contra o pecado espiritual. É satanás e não DEUS, o culpado por essa era maligna, com a sua crueldade, maldade e injustiça (1 Jo 5:19). É também satanás quem causa grande dor e sofrimento no mundo (Jó 1:6-12 e 2:1-6, Lc 13:16).

Assim como JESUS veio para destruir as obras do diabo (1 Jo 3:8), assim também é a vontade de DEUS que batalhemos contra as hostes espirituais da maldade por meio do Espirito Santo (Ef 6:10-20). A vontade de DEUS é que nos revestimos da armadura de DEUS que ELE nos dá para sermos fortalecidos e envolvidos com o teu Reino para resistirmos contra qualquer força opressora maligna.

Por Willian Roberto
Link: https://www.facebook.com/groups/90diasdebiblia/permalink/1137049776326409