A ESCOLHA


"Propôs-se buscar a Deus nos dias de Zacarias, que era entendido nas visões de Deus; nos dias em que buscou as SENHOR, Deus o fez prosperar". 2 Crônicas 26.5

Quando decidimos andar com Jesus, surgem escolhas das quais necessitamos estar atentos para decidir qual prevalecerá. Quando lemos a Palavra ela automaticamente nos alerta, nos dá um sentido para tal escolha, só precisamos estar atentos para ouvir a voz de Deus.

No livro de 2 Crônicas no capítulo 26, lemos a respeito do rei Uzias (Azarias) que começou a reinar em Judá com dezesseis anos, reinou por cinquenta e dois anos em Jerusalém.

"Propôs-se buscar a Deus nos dias de Zacarias, que era entendido nas visões de Deus; nos dias em que buscou as SENHOR, Deus o fez prosperar." 2 Crônicas 26.5

Enquanto Uzias manteve-se com Deus, o Senhor deu condições dele crescer, levantou homens peritos, criativos em seu governo, reconstruiu cidades e conquistou territórios. Foi tão bem-sucedido que sua fama se alastrou por muito longe. Porque o SENHOR lhe fez prosperar. Porém, Uzias quando estava em seu auge, nos seus dias de vitórias ele não vigiou e deixou seu eu, ou seu orgulho ser maior e não atentou as Leis do SENHOR.

"Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração para a sua própria ruína, e cometeu transgressões contra o SENHOR, seu Deus, porque entrou no templo do SENHOR para queimar incenso no altar incenso." 2 Crônicas 26.16

Uzias usurpou prerrogativas que cabiam aos sacerdotes. Uzias fez sua escolha dando mais importância as coisas terrenas, do que as coisas concernentes ao reino de Deus. Mesmo os sacerdotes alertando-o sobre seu erro , ele se indignou, se sentindo no direito de fazer tudo que ele quisesse. Assim Uzias um homem influente que pôde usufruir da benevolência de Deus, mas por causa da sua soberba acabou leproso e separado do meio do povo.

Com isso podemos notar que nossas escolhas nos trarão grandes consequências, tanto pode nos levar a Deus, quanto pode nos distanciar d'Ele, sempre irá depender de nós. Precisamos nos manter firmes em nosso propósito de andar com Deus, não deixar que as paixões desse mundo nos tire do nosso grande objetivo que é a salvação. Permanecer nos dias de hoje talvez seja o nosso maior desafio onde a competitividade e muito grande, muitas vezes deixamos essa competição ser maior que o nosso compromisso com Deus, deixando nosso coração se inflamar com desejo do mundo. Não somos do mundo, assim como Jesus também não é!

Jesus nos alertou em Mateus 26.16: "Pois, que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? ou o que dará o homem em troca da sua alma?".

Que possamos estar atento a voz de Deus no nosso coração, muitas vezes paramos para pensar, porque tal mal nos sucede?

Qual foi nossa escolha?

Hoje, temos a escolha de ler a Palavra de Deus nos 90 dias e colocá-las em prática, depende única e exclusivamente de nós. Não desista, persista. As aflições virão, Jesus nos alertou em João 16.33: "Estas coisas tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo passais por aflições;mas tende bom ânimo, eu venci o mundo".

Podemos citar o exemplo de José que teve tudo para desistir, rejeição dos seus irmãos, prisão, mas com tudo não desistiu, continuou firme sendo fiel no seu propósito. Noé, que enquanto todos estavam se corrompendo ele continuou firme, andou com Deus e teve recompensa gloriosa.

Nossas escolhas tem o poder de interferir no meio em que vivemos, tanto para o bem ,como para o mal. Se andarmos nos preceitos de Deus e procurar cumprir, encontraremos misericórdia na nossa vida. Portanto, vamos nos revestir da Palavra de Deus que é verdade, para que possamos resistir no dia mau, com isso permanecer inabalável mediante as escolhas que virão.

Por Jaqueline Araújo
Link: https://www.facebook.com/groups/90diasdebiblia/permalink/1118596424838411