45 ANOS DE ESPERA


"Pois onde estiver seu coração, ali estará o seu tesouro."
Mateus 6.21

Nesta devocional quero voltar à história de Calebe, quem se lembra dele? Se você está seguindo o cronograma em dia, você já passou por essa história fantástica.

Recapitulando, Calebe foi um dos homens israelitas ao qual Deus libertou do Egito por intermédio de Moisés, tendo visto o episódio das 10 pragas, a abertura do mar vermelho, a sedição do povo na adoração aos bezerros de ouro, águas amargas serem saradas, etc. Calebe fora escolhido como um dos 12 espias que sairiam para espiar a Terra Prometida antes de Israel tomar posse dela como herança do Senhor, e é o fato determinante na vida de Calebe que a Bíblia nos registra.

Depois de 40 dias espiando a terra, os 12 homens voltam para darem relatório para Moisés e a nação de Israel, no entanto, todos os espias, exceto Josué e Calebe, desanimam o povo com seus relatórios (Nm 13). Ao contrário dos outros, esse dois espias tentaram animar o povo para a conquista de Canaã, mas já era tarde, o povo já havia cedido com as primeiras palavras dos 10 espias.

Este fato foi decisivo, os espias passaram 40 dias observando Canaã, e por esses 40 dias, Deus fez o povo caminhar no deserto por 40 anos, um ano por cada dia. Deus ainda prometera que todos aqueles que saíram do Egito jamais pisariam em Canaã por terem cedido e murmurado com o relatório dos 10 espias, exceto Josué e Calebe, esses entrariam na Terra Prometida, e dela teriam uma porção especial, por não terem olhado o tamanho da dificuldade, mas terem confiado em Deus. (Nm 14.20-38)

Bem, Calebe possui uma história fantástica, pois nos mostra algo extremamente importante no nosso caminhar com Deus: PERSEVERANÇA!!!

Os 40 anos passados no deserto por causa do pecado dos seus compatriotas, o fizeram experimentar duras provações (a revolta de Acã, as serpentes do deserto, guerras, a rebeldia do povo pedindo carne, e muitas outras). A Bíblia não nos fala sobre a sua história durante os 40 anos de caminhada, mas ele volta a ser citado em Josué 14.6-14. Nesta passagem, Israel já estava na Terra Prometida, e lá,  já haviam batalhado ferozmente para conquistar a herança de Deus.

Eles estavam há 5 anos em Canaã, e Calebe vai até Josué, agora comante de Israel no lugar de Moisés, pedir aquilo que Deus o havia prometido 45 ANOS ATRÁS (Josué 14.6-14 - POR FAVOR, LEIAM ATENTAMENTE ESTA PASSAGEM). Vocês viram que coisa fantástica, Calebe aguardou por 45 ANOS, até poder contemplar o que Deus o havia prometido, e mesmo vendo isso, ainda teriam GIGANTES PARA ENFRENTAR e tomar a sua herança em definitivo.

Esse discurso que ele fez a Josué, nos trás uma grande lição: "Não importa qual seja o tempo que você tenha que esperar, ou o que você tenha que passar neste período de espera, e nem mesmo quando você estiver bem perto daquilo que Deus prometeu e os gigantes forem os últimos a serem derrubados, olhe e CONFIE SEMPRE no Senhor"

No final, Calebe foi até as montanhas de sua herança, venceu os gigantes, e se tornou dono daquelas terras. O coração de Calebe permaneceu naquilo que Deus havia prometido, a promessa do Senhor era onde estava o seu coração, e isso o fez vencer 45 anos e todas as suas intempéries, e no final, conquistar e viver regozijante na promessa de Deus.

Agora, contemple a promessa máxima de Jesus para a sua vida: UM DIA VOCÊ ESTARÁ COM ELE, e isso por toda a ETERNIDADE! Caminhe, seja qual for o deserto e seus desafios, seja o sobrevivente em meio a murmuração, lute contra gigantes, para no final, receber a COROA DA VIDA! (Ap 2.10)

Por Paulo César