#12 DEVOCIONAL - SOMOS A DIFERENÇA


"Tendo ouvido estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante Deus dos céus."
Neemias 1.4

Tudo começa por uma notícia dada pelos seus irmãos: "Veio Hanani, uns de meus irmãos, com alguns de Judá; então lhes perguntei pelos judeus que escaparam, e que não foram levados para o exílio, e acerca de Jerusalém. Disseram-me: Os restantes, que não foram levados para exílio e se acham lá na província, estão em grande miséria e desprezo; os muros de Jerusalém estão derribados, e suas portas queimadas a fogo" (Ne 1.2-3).

Os irmãos de Neemias dão essa notícia que trouxe muita tristeza para ele. Jerusalém estava em uma situação muito difícil com seus muros fendidos (cheios de brechas rachaduras e em outras partes totalmente destruídos). Os muros representavam proteção para cidade e, no entanto estavam destruídos.

Meditando na Palavra de Deus vemos porque escolheu a Neemias, um homem de coração quebrantado, um homem que orava e buscava ao Senhor.

Diferente de estar preocupado ele quebrantou o coração, chorou pelo seu povo nos pés do Senhor, a eficácia da sua oração mostra a dependência que ele tinha em Deus. Pedindo misericórdia, confessando seus pecados e de seu povo. Reconhecendo a justiça de Deus.

Precisamos ter a atitude de Neemias diante de Deus chorar derramar o coração na presença de Deus, pelos que estão distante da presença de Deus, jejuar, orar, somente assim o avivamento será permanente. Quanto tempo faz que você chorou na presença de Deus? Prostrou-se reconhecendo seus pecados? Os pecados de sua família? Os pecados da nação?

"Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo."
Tiago 5.16

Há poder em nossa oração, que possamos ser diferentes em nossas atitudes mediante as circunstâncias que vivemos em nosso país em nossa vida.

Sejamos como Neemias, mesmo sabendo do pecado do povo, não julgou, prostrou-se diante de Deus intercedendo pelo seu povo.

Deus coloca seu exército para estar conosco guerreando nossas guerras, pelejando nossas batalhas. Ele revela sua vontade, guia nossos passos, quando estamos sob Tua Palavra.

Lembre-se: As nossas maiores batalhas são ganhas através da oração.

"De sorte que somos embaixadores de Cristo, como se Deus por nós rogasse.Rogamos-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilies com Deus".
2 Corintios 5.20

Se a Palavra de Deus nos coloca como representante de Cristo (embaixadores), cabe a nós o papel de estarmos sempre elevando nossos pensamentos em oração a Deus por nosso próximo, ou seja, famílias, amigos, igreja. Esta sobre nós, crentes em Jesus a grande responsabilidade da intercessão por aqueles que ainda não se achegaram a Deus.

"Perguntou ainda o Senhor a satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que desvia do mal."
Jó 1.8

Para pensar: Como somos conhecidos por Deus?

Por Jaqueline Araújo
Leia o post original aqui.