#17 DEVOVIONAL - OLEIRO


"A palavra do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo: 'Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.' E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas, Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer. Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: 'Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel?' diz o Senhor. 'Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel."
Jeremias 18:1-6

No livro de Jeremias, esta sem dúvida é uma das passagens que achamos na bíblia que revelam muita coisa sobre Deus, sobre como Ele interage com o homem.

O Profeta Jeremias é chamado à observar o oleiro, trabalhando com o barro, com toda sua habilidade. No instante em que o vaso quebra, ele imediatamente o manuseia e transforma em outro vaso, diferente daquele primeiro que quebrou.

Quando Deus fala para Jeremias, “Eis que como barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão..” mostra o poder transformador de Deus na vida de um homem, e mais que isso, o que Deus quer fazer na nossa vida. Um homem mau, corrompido, um vaso tortuoso, cheio de falhas e imperfeições quando encontra a mão perfeita do Todo Poderoso, é inevitavelmente quebrado, porque ele não é compatível com a mão do oleiro, suas imperfeições não passam pela boa obra que ele esta prestes a fazer: Um vaso novo, purificado, formado para o louvor da glória de Deus, para a prática da vontade de Deus e para receber o seu Espírito!

"Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;"
Filipenses 1:6

Paulo fala para Timóteo algo muito interessante:

"Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra. De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra."
2 Timóteo 2:20-21

Esse vaso imperfeito, que quebra , pode se tornar uma vaso para honra, é possível através do arrependimento sermos transformados, obviamente que pela fé em Jesus somos transformados, nascemos de novo, da água e do Espírito, e estas coisas foram reservadas para nós sermos vasos de honra, outrora sendo usados pelo diabo, agindo na carne, hoje transformados e vivendo em santidade para Deus.

Através dessas passagens concluímos que Deus é poderoso para mudar nossa situação, e mais que isso, Ele pode mudar totalmente nosso caráter, nossa mente, através da palavra d'Ele, nos purificar. Como filhos amados do Pai, somos cuidados por Ele durante toda nossa vida , estamos nas mãos d'Ele, passando por tribulações, porém com a segurança de que nada pode nos afastar do Seu amor.

Deus não se esquece de nós, estamos gravados em sua mão.

"Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti. Eis que nas palmas das minhas mãos eu te gravei; os teus muros estão continuamente diante de mim."
Isaías 49:15-16

E jamais seremos tirados de suas mãos:

"As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai."
João 10:27-29

Por Jefferson Madeira
Leia post original aqui.