#14 DEVOCIONAL - O CONHECIMENTO DE DEUS


"Senhor, tu me sondas e me conheces , sabes do quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos".
Sl. 139: 1-2

O conhecimento de Deus nos leva a uma vida de satisfação e de consequentes vitórias, e Ele por sua vez, nos conhece, tem plena ciência do nosso pensar e agir. Não há nada em oculto sobre nós para Ele. Deus tem a onisciência, a onipotência e a onipresença como seus atributos exclusivos e absolutos.

O rei Davi revela esta grandeza do Senhor neste salmo e ao mesmo tempo revela a pequenez do homem diante de Deus ao escrever: “Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim; é sobremodo elevado, e não posso atingir. Para onde me ausentarei do teu Espírito?” Vv.6 e 7.

Acredito que a experiência de Davi ao ser admoestado pelo profeta Natã acerca de seu pecado com Bate-Seba trouxe o entendimento que nada se esconde do Senhor e que Ele revelou ao seu profeta o que Davi havia feito contra Urias.

O Senhor tem conhecimento dos nossos pensamentos e intenções do coração e ainda dos nossos mais profundos temores. Tudo, absolutamente tudo que praticamos diariamente Ele conhece, e Ele ainda cuida de nós e quão grande é este zelo. “Tu me cercastes em volta e puseste sobre mim a tua mão” v.5 .

Tal cuidado se revela porque grande é a misericórdia do Senhor sobre nós, sobre o homem. E quantas vezes Ele nos livrou da morte, não deixando sermos consumidos com consequente perda da alma, digo, salvação. O profeta Jeremias escreveu que: ” As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não tem fim” Lm.3:22

Então, Ele também conhece a ingratidão daqueles que não param para observar e agradecer estes muitos livramentos, e desde pecado da ingratidão não poderão os homens se eximirem.

Devemos buscar uma vida sempre mais próxima do Senhor, pois Ele está conosco em todos os momentos de nossa vida para cuidar de nós , para dar direção e a devida provisão. O salmista escreve que desde a formação no ventre da mãe o Senhor conhece o homem. Davi escreve que ainda quando era informe, ou seja, quando o feto ainda não tinha forma. Quando o homem ainda embrionário o Senhor já o conhece; ali o Criador já observa cada um dos homens. Na concepção da vida Aquele que é o autor na vida nos conhece. Dele nada se pode esconder.

“Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas, as quais iam sendo dia a dia formadas, quando nem ainda uma delas havia” (v. 16).

Deus nos conhece em razão da grandeza de ser Deus e nós o que temos feito para conhecê-lo e atingirmos plena comunhão, intimidade como nosso criador? A busca pelo conhecimento de nosso Deus nos levará a uma vida excelente e nos levará a santificação, que é a forma que necessitamos para ver o Senhor! “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, “ Hb.12:14

Oração: Senhor ensina a contar os dias da de minha vida para que alcance um coração sábio e te conheça como Deus todo poderoso!

Por João Batista
Leia post original aqui.