#26 DEVOCIONAL - AO QUE VENCER


"Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe."
Apocalipse 2: 17

Como chegar a uma posição de vencedor? Esta é e a pergunta feita por muitas pessoas.

A Bíblia nos mostra o caminho para atingirmos a nossa meta, nos instrui com propriedade para que alcancemos uma condição de excelência durante nossa jornada terrena e também nos instrui para alcancemos o grande objetivo que é a vida eterna em Cristo Jesus.

O Senhor Jesus fala a João, escritor de Apocalipse, sobre a necessidade de ouvir de saber ouvir, isto é, ouvir e dar crédito: Aquele que tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz as igrejas.

A audição é o sentido que nos leva a aprender e nos liga a vida de uma forma direta, quando damos crédito a aquilo que ouvimos, digo a boa instrução, desenvolvemos a capacidade de tirocínio, desenvolvemos a memória auditiva, e uma vez isto feito abrimos precedentes para acertar muito mais na vida.

Saber ouvir os mais experientes, aqueles que aprenderam na dura jornada da existência, principalmente aqueles que conheceram ao Senhor e a Sua Palavra.

"Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver." Hebreus 13: 7

Mas Jesus fala em ouvir o Espírito, aquilo que o Espírito diz as igrejas. É a função do Espírito Santo guiar a igreja em toda verdade, portanto, ouvi-Lo é essencial para alcançarmos vitória.

“Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.”
João 16: 13

O apóstolo Tiago, irmão do Senhor Jesus, sabiamente nos instrui a estar sempre pronto a ouvir e tardio no falar. Saber ouvir é a característica na vida do salvo, que o faz ser diferente e viver em conformidade com a vontade do Pai; nisto também vemos a ideia da humildade, pois ser pronto para ouvir implica em se fazer humilde.

“Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.”
Tiago 1.19

O Espírito fala ao que vencer, fala para aquele que superou os obstáculos e os entraves da caminhada fazendo uso da fé em Jesus.

“Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.”
I João 5:4

São vencedores aqueles que perseveram até o fim:

"E sereis odiados por todos por amor do meu nome; mas quem perseverar até ao fim, esse será salvo." (Marcos 13: 13)

São vencedores aqueles que creram na Palavra de Deus: "E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê." (Marcos 9: 23)

São vencedores aqueles que vivem com propósito, caminham olhando para o alvo: "Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." (Filipenses 3: 14)

São vencedores aqueles que não negaram e nem se envergonharam no nome do Senhor Jesus (Ap 2.13).
Jesus diz aquele que vencer terá o maná escondido, alimento eterno; e uma pedrinha branca com um novo nome. Este nome será e terá o significado de vencedor!

Oração: Senhor Deus que eu seja um filho perseverante em minha jornada, que eu não atente para aquilo que me diz o derrotado; que eu seja determinado no objetivo de Te seguir e que saiba ouvir o que o Espírito diz através da Palavra e de teus ungidos!

Em o nome do Senhor Jesus Amém!

Por João Batista
Leia post original aqui.