#06 DEVOCIONAL - SÊ FORTE E CORAJOSO


Por seis vezes Josué ouviu este conselho e exortação de Deus:

"Chamou Moisés a Josué e lhe disse na presença de todo o Israel: Sê forte e corajoso; porque, com este povo, entrarás na terra que o Senhor, sob juramento, prometeu dar a teus pais; e tu os farás herdá-la."
Deuteronômio 31:7

"Ordenou o Senhor a Josué, filho de Num, e disse: Sê forte e corajoso, porque tu introduzirás os filhos de Israel na terra que, sob juramento, lhes prometi; e eu serei contigo."
Deuteronômio 31:23

"Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi a dar a seus pais."
Josué 1:6

"Tão somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares."
Josué 1:7

"Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares."
Josué 1.9

"Todo homem que se rebelar contra as tuas ordens e não obedecer às tuas palavras em tudo quanto lhe ordenares será morto; tão somente sê forte e corajoso."
Josué 1.18 

Josué sabia que tinha desafios e diversos obstáculos para vencê-lo. Quando nos propomos a realizar algo em nossas vidas, nos deparamos com empecilhos, pois a vitória só faz parte daquele que enfrenta as batalhas e adversidades.

Qual seria o sabor da vitória se não existissem adversários e obstáculos. O que não podemos é esmorecer diante deles. Sê corajoso, confiante; não seja pessimista e murmurador como o povo no deserto. Deus tem e sempre terá algo maravilhoso para nós.

Muitas vezes, nossa mente é injetada por pensamentos de derrota e dúvida que querem tirar nossa confiança em Deus. Quando pensamos que Deus poderoso como é, não se importa conosco. Sim! Deus se importa tanto que a prova disso é o amor que Ele teve enviando Jesus. Não precisamos de visões ou arrepios, para saber que Ele está agindo. Deus quer somente que creiamos o mais Ele fará.

Mantenha seu compromisso e objetivo. Não se deixe levar e ser como muitas pessoas que começam um desafio e não terminam. Seja forte e corajoso. Deus disse a Josué: "não te deixarei, nem te desampararei".
Siga para o alvo, saiba o que quer, não duvide, vá em frente e conquiste!

A palavra de Deus nos diz em Jl 10:3: "diga ao fraco: eu sou FORTE". Devemos ser fracos na presença de Deus, mas na presença dos desafios e obstáculos devemos nos apresentar como FORTE (Fl 4:13).

Josué foi um homem que teve contato com o Senhor; recebeu ordens; transmitiu-as para o povo e eles obedeceram; todos receberam uma grande vitória do Senhor.

O desafio de Josué e o povo de Israel foi grande. O que os tornou vitoriosos foi a força, a coragem e o cumprimento de todas as ordens de Deus. Hoje nos deparamos com um desafio mais fácil de se cumprir comparado ao de Josué e o povo de Israel; mas que também deixa o diabo furioso. Ele não quer que conhecemos a Palavra de Deus. "Sejamos fiéis no pouco, para que o Senhor nos coloque no muito e entremos para o gozo do Senhor". (Mt 25:21)

A fé vem pelo ouvir a pregação da Palavra de Deus. E como ter fé sem participar dos cultos e ler a Bíblia? (Rom 10:17). O Senhor diz em Oséias 4:6: "O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento". Em João 8:32 diz: A Palavra de Deus é a verdade que liberta. E em Hebreus 4:12 nos diz: 

"Porque a Palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração".

Nessas semanas que nos restam para a leitura da Bíblia, seja forte e corajoso. Não deixe as murmurações prevalecerem no seu coração. Faça com o Senhor uma aliança de ler Sua Palavra diariamente.

Vários são os motivos para você seguir em frente, passando pelos desafios, enfrentando os obstáculos e chegar até a vitória. Assim como Josué alcançou a tão sonhada Terra Prometida, seja forte, corajoso, determinado e alcance a sua vitória em Nome do Senhor Jesus!!!

Por Angela Harder
Mensagem original aqui.