#10 DEVOCIONAL - REINO DOS CÉUS


Eliseu ficou olhando fixamente para Hazael até deixá-lo constrangido. Então o homem de Deus começou a chorar.

E perguntou Hazael: "Por que meu senhor está chorando? " Ele respondeu: "Porque sei das coisas terríveis que você fará aos israelitas. Você incendiará suas fortalezas, matará seus jovens à espada, esmagará as crianças e rasgará o ventre de suas mulheres grávidas"
2 Reis 8:11-12

Hazael foi o sucessor de Ben-Hadade sob o trono da síria, ele era o braço direito do rei, ele fora enviado por ben-hadade para consultar o profeta acerca de uma enfermidade que ele estava passando, o rei quis saber se sobreviveria. Eliseu então diz que certamente ele sobreviveria à enfermidade, mais que ele morreria, e nesse momento Eliseu olha para o homem que o mataria, Hazael, e começa a chorar pelas coisas que aconteceriam ao povo de Israel, Hazael voltou para diante do rei Ben-hadade, e disse que o profeta falou que ele sobreviveria, porém Hazael, no dia seguinte sufocou o rei com um cobertor encharcado, e se tornou o rei da Síria.

Jeoacaz foi um dos vários reis de Israel que não praticavam o que o Senhor aprova e então em 2 Reis 13, a consequência de sua desobediência acontece:
“Por isso a ira do Senhor se acendeu contra Israel, e por longo tempo ele os manteve sob o poder de Hazael, rei da Síria, e de seu filho Ben-Hadade” (2 Reis 13:3).

Aqui cumpre o que Eliseu disse a Hazael anteriormente, um fato interessante, é que Hazael deu o nome de Ben-Hadade para o seu filho como mostra o versículo acima, talvez numa tentativa de se esquivar de ser descoberto como o assassino do Rei, o que revelaria uma personalidade cruel de Hazael.

Tantas dificuldades que Israel enfrentou em toda sua trajetória, no período em que os Reis foram levantados a maioria esmagadora foi desobediente a Deus e o povo passou pelas consequências, consequências de um escolha terrível, a de rejeitar a Deus como rei.

“Quando, porém, disseram: "Dá-nos um rei para que nos lidere", isto desagradou a Samuel; então ele orou ao Senhor. E o Senhor lhe respondeu: "Atenda a tudo o que o povo está lhe pedindo; não foi a você que rejeitaram; foi a mim que rejeitaram como rei. Assim como fizeram comigo desde o dia em que os tirei do Egito, até hoje, abandonando-me e prestando culto a outros deuses, também estão fazendo com você.”
1 Samuel 8:6-8

Fazendo um paralelo entre este período e o período que Jesus falava sobre os milagres que ele realizou e mesmo assim as cidades que esses milagres foram realizados, o povo não se converteu, e João Batista, que estava aprisionado, Jesus fala para a multidão:
"A que posso comparar esta geração? São como crianças que ficam sentadas nas praças e gritam umas às outras: ‘Nós lhes tocamos flauta, mas vocês não dançaram; cantamos um lamento, mas vocês não se entristeceram’. Pois veio João, que jejua e não bebe vinho, e dizem: ‘Ele tem demônio’. Veio o Filho do homem comendo e bebendo, e dizem: ‘Aí está um comilão e beberrão, amigo de publicanos e "pecadores" ’. Mas a sabedoria é comprovada pelas obras que a acompanham". Mateus 11:16-19

Isso mostra o caráter do homem corrompido, que murmura, que não esta satisfeito, que não se submete ao Deus perfeito, mais se submetem ao jugo de homens imperfeitos!
Jesus fez maravilhas no meio do povo e mesmo assim os Judeus o rejeitaram, como no passado, porém de uma forma muito mais profunda.

"Mas eles bradaram: Tira, tira, crucifica-o. Disse-lhes Pilatos: Hei de crucificar o vosso Rei? Responderam os principais dos sacerdotes: Não temos rei, senão César."
João 19:15

Preferiram ser submissos a César do que a Cristo, e mais, quando Pilatos colocava a inscrição, O REI DOS JUDEUS sobre a Cruz, reclamaram: "Diziam, pois, os principais sacerdotes dos judeus a Pilatos: Não escrevas, O Rei dos Judeus, mas que ele disse: Sou o Rei dos Judeus" (João 19:21).

Essas coisas são mostradas a nós para que não sejamos dessa maneira, para que não nos desviemos das vontades de Deus, para que não sejamos outra vez escravos do pecado e da morte, sabemos a quem temos que servir, sabemos que não é facil, mais é a melhor opção, Jesus é a melhor opção, o Reino dos Céus é a melhor opção.

Assim como Eliseu chorou ao ser revelado sobre a desolação de Israel, Jesus lamentou sobre Jerusalém(Mateus 23:37, citado na devocional Idolatria). Sabendo que ele era e que seria rejeitado pelo povo.

Novamente no capitulo 11 de Mateus:

"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".
Mateus 11:28-30

Jesus é o nosso único e verdadeiro Rei, um rei que promete descanso a nossas almas, que muitas vezes atribulada pelos pecados, decisões e atitudes erradas e suas consequências, pela misericórdia de Deus, somos levados a Fé em Cristo. Renascidos, Limpos e transformados, busquemos o Reino dos Céus, e um Rei que, por amor, se entregou antes por todos nós, para que possamos entrar no seu reino, que existirá Eternamente!

Por Jefferson Madeira
Mensagem original aqui.